Panzanella: salada de pão típica Toscana

Fresca, barata,  saborosa e simples de preparar: a Panzanella é perfeita para o verão! A Panzanella nasceu na Toscana como um prato de origem camponesa que vinha consumido nos campos por trabalhadores que permaneciam fora da casa durante todo o dia e é muito simples de se preparar (não requer cozimento). Os ingredientes principais da Panzanella são o pão envelhecido, tomate, pepino, cebola roxa, manjericão, sal, pimenta, vinagre de vinho branco e azeite.

 

Ingredientes :

Pão amanhecido 400 g.

tomates maduros 2

folhas de manjericão fresco 15

pepino pequeno 1

3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

cebola roxa grande 1

Azeite extra-virgem

Sal

Pimenta do reino

Como preparar a Panzanella

 

Para preparar a Panzanella descasque e corte a cebola em fatias finas, em seguida, coloque as fatias de molho em uma tigela com água e uma colher de sopa de vinagre de vinho branco, por pelo menos 2 horas. Enquanto isso, descasque o pepino e corte em fatias finas e reserve.  Lave e pique os tomates  sem as sementes e reserve .

 

Pegue as fatias de pão  (o pão  deve ser amanhecido, com a crosta dura e com o miolo capaz de absorver todo os temperos sem virar uma papa.) e  umedeça as fatias com uma solução de água e vinagre (uma colher de sopa) sem molhar elas demais. Assim que o pão estiver macio, aperte-o com as mãos para retirar o excesso do líquido, pique-o em pedaços mais ou menos grossos com as mãos e coloque tudo uma saladeira.

 

Escorra as fatias de cebola que estavam de molho na água com o vinagre e adicione-as na saladeira com o pão. Em seguida, adicione os tomates, o pepino e as folhas de manjericão picadas com a mão. Delicadamente misture todos os ingredientes com uma colher, tempere com azeite extra virgem, sal e pimenta.

 

Mexa novamente, experimente, e se quiser, adicione mais vinagre. Deixe a Panzanella na geladeira descansando por pelo menos uma hora, para que ela pegue  mais sabor.

Antes de servir remova-a da geladeira pelo menos 10 minutos antes de consumir para que ela retorne à temperatura ambiente.

 

A Panzanella sofreu numerosas reinterpretações e enriquecimentos, tais como a adição de vários ingredientes, como alface, azeitona, atum… experimente criar a sua versão!

MARIOTTINI VIAGENS


Do coração de Florença para o mundo… explore, sonhe,descubra as maravilhas da Toscana e de toda Itália.

MARIOTTINI VIAGENS

Phone: +39 347-3423874
+55 1132802270
Mail: contato@mariottiniviagens.com

CNPJ 17.580.290/0001-92


Confira os certificados da Mariottini Viagens!

PARTNERS

© Copyright 2013 Mariottini Viagens - All Rights Reserved