18 mar · Paula · No Comments

O Gigante de Florença

 

 
[divider height=”20″]

A escultura do Davi de Michelangelo é conhecida como o “gigante de Florença” e tornou-se um dos símbolos desta cidade italiana.

Em julho de 1501 Michelangelo Buonarroti foi chamado a Florença para realizar encomenda feita pela Opera del Duomo. Ele foi convidado para trabalhar em uma estátua de proporções grandiosas para criar um Davi, com a restrição de esculpir um grande bloco de mármore deitado abandonada no pátio da Catedral.

Esse grande bloco de  mármore tinha sido abandonado por outros artistas pois estes diziam era muito difícil de manusear e assim o puseram de lado pois esse bloco de  mármore tinha muitas imperfeições e correriam o risco de comprometer a estética de uma “obra de tamanho excepcional. Mas Michelangelo aceita este desafio!

A colocação do Davi estava originalmente programado para um dos contrafortes da Catedral de Santa Maria del Fiore, a cerca de 80 metros de altura, por isso a  Opera del Duomo havia encomendado uma obra religiosa, mas ninguém esperava uma interpretação tão surpreendente. Assim o novo governo florentino decidiu que esta grandiosa escultura deveria ser  colocada em frente ao Palácio Vecchio.

Michelangelo Buonarroti

Michelangelo vê neste mármore rejeitado o gigante adormecido. Ele dizia que em seu ofício de escultor o que fazia era libertar a escultura que estava presa no mármore. E este grandioso e fascinante bloco de mármore foi um dos marcos na vida de Michelangelo porque assim ele se apropria do bloco e começa a trabalhar o colossal Davi.Foram 3 anos de trabalho, e em 1504 ficou pronto.

Davi

Davi  era o humilde pastor de ovelhas(citado no antigo testamento da bíblia), no momento em que ele decide lutar contra o gigante Golias. No relato da Bíblia Davi mata Golias utilizando uma funda(uma espécie de estilingue da época) e coloca nela uma pedra e acerta a testa de Golias e assim o faz cair por terra.

Davi de Michelangelo

Então, ele é retratado por Michelangelo não como um simples pastor de ovelhas que era, mas como um guerreiro.E assim vemos o gigantesco Davi (ou David) de Michelangelo, forte, decidido, e disposto a lutar. Ele tem 4,10 metros de altura e segura na mão esquerda a funda que pende sobre o ombro e as costas e demonstra força e coragem num olhar determinado.

Davi de Michelangelo

Inicialmente a magnífica escultura foi colocada na praça de Florença porque ela representaria segundo Michelangelo o símbolo das duas principais virtudes cívicas do renascimento florentino: a coragem e a fortaleza.

Davi de Michelangelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

MARIOTTINI VIAGENS


Do coração de Florença para o mundo… explore, sonhe,descubra as maravilhas da Toscana e de toda Itália.

MARIOTTINI VIAGENS

Phone: +39 347-3423874
+55 1132802270
Mail: contato@mariottiniviagens.com

CNPJ 17.580.290/0001-92


Confira os certificados da Mariottini Viagens!

PARTNERS

© Copyright 2013 Mariottini Viagens - All Rights Reserved