8 maio · Ricardo · No Comments

Leonardo da Vinci e seu extraordinário curriculum!

Houve uma época na história onde inclusive o grande Leonardo teve que escrever sobre suas qualificações para poder demonstrar seus muitos talentos e habilidades. Esta é a tradução do Curriculum Vitae que Leonardo da Vinci, enviou ao então Ludovico, duque de Milão. O governante estava à procura de quatro profissionais para prestarem serviços em sua corte: um engenheiro, um arquiteto, um escultor e um pintor. Leonardo candidatou-se aos quatro cargos, enviando por carta o seu curriculum , cujos tópicos principais, transcrevemos a seguir, extraídos do livro USE A CABEÇA de Aaron Levenstein (Editora Ibrasa).

 

“Ilustríssimo Soberano, tendo já visto bastante e examinado as provas de todos aqueles que se consideram mestres e inventores de armas de guerra, e achando que sua invenção e uso não difere em nenhum ponto dos usadleonardo da vincios em geral, sinto-me encorajado, sem prejudicar a quem quer que seja, a me comunicar com Vossa Excelência, a fim de pô-lo a par de meus segredos, oferecendo-me em seguida, de acordo com a sua vontade, para demonstrar em ocasião oportuna todos os assuntos que são em parte mencionados abaixo:

Tenho planos pra fazer pontes, muito leves e fortes, apropriadas para fácil transporte. (…)

Quando um lugar for cercado, sei cortar a água das trincheiras e construir um número infinito de… escadas e instrumentos de assalto. (…)

Tenho planos para fabricar um canhão, muito apropriado e fácil de carregar, com o qual se podem arremessar pedras quase como granizo. (…)

E se o combate se der no mar, tenho planos para construir numerosas máquinas muito próprias para ataque ou defesa, e navios que podem resistir ao fogo dos canhões mais pesados, pólvora e fumaça. (…)

Posso também fazer carros blindados, seguros e inatacáveis, que penetrarão nas cerradas fileiras do inimigo com artilharia. (…) E por trás desses carros a infantaria poderá seguir sem ser atacada e sem qualquer oposição. (…)

Acredito que em tempo de paz poderei satisfazê-lo tanto como os outros em arquitetura, na construção de edifícios públicos e particulares, e no transporte de água de um lugar para outro.

Posso também fazer esculturas de mármore, bronze ou argila, e ainda pintar. (…)

E se algumas das coisas supracitadas parecerem impossíveis ou impraticáveis a alguns, ofereço-me para realizar uma prova imediata nos jardins ou em qualquer lugar desejado por Vossa Excelência, a quem me recomendo com toda a humildade”.

A carta de Leonardo da Vinci alcançou seus objetivos, pois trabalhou para o Duque de Milão durante 17 anos, desenvolvendo diversas atividades. Àquela época, um artista só tinha um caminho a seguir para praticar sua arte: trabalhar para um nobre, para o papa ou para um membro da alta hierarquia do clero. Foi o que fez Leonardo da Vinci e, hoje, devemos a esses “mecenas” , o legado de seu gênio.

MARIOTTINI VIAGENS


Do coração de Florença para o mundo… explore, sonhe,descubra as maravilhas da Toscana e de toda Itália.

MARIOTTINI VIAGENS

Phone: +39 347-3423874
+55 1132802270
Mail: contato@mariottiniviagens.com

CNPJ 17.580.290/0001-92


Confira os certificados da Mariottini Viagens!

PARTNERS

© Copyright 2013 Mariottini Viagens - All Rights Reserved