9 maio · Paula · No Comments

A Pietà de Michelangelo

Dizem que é preciso acreditar em si mesmo quando se quer conseguir algo.Mas a confiança não era algo que faltava em  MichelangeloMichelangelo Buonarroti.

Com apenas de 23 anos de idade, Michelangelo foi contratado pelo cardeal Jean Lagraulas para esculpir a obra Pietà em 1498, para o que ficaria exposta em seu memorial. O acordo oficial declarava que deveria ser escultura a mais bela de Roma, superando a de todos os artistas.

A Pietà de Michelangelo

Seria muito difícil alcançar a beleza, mas, depois de um ano a Pietà foi concluída e apresentada na Basílica de São Pedro. A Pietà não foi só o melhor trabalho contemporâneo,Michelangelo conseguiu superar também as esculturas dos antigos gregos e romanos – o padrão segundo o qual a arte era medida.

 

Giorgio Vasari, escreveu em seu livro As vidas dos artistas: “Seria impossível para qualquer artesão ou escultor, não importa o quão brilhante, superar a graça ou o design deste trabalho ou tentar cortar e polir o mármore com a habilidade que Michelangelo demonstrou. Pois a Pietà foi uma revelação de todas as potencialidades e força da arte da escultura.”

A Pietà de Michelangelo

A escultura retrata Jesus morto nos braços da Virgem Maria, cuja expressão facial é dolorosa de se olhar. Jesus Cristo cabe perfeitamente no manto sobre o colo da virgem, fortalecendo a imagem da relação entre mãe e filho. Foi esculpida sobre o melhor mármore encontrado na época e foi totalmente polida e finalizada.

 

O rosto de Maria venceu o sofrimento. Ela segura o corpo do filho nos braços. A excepcional beleza de seu rosto , talvez a face mais bela já esculpida,só é igualada pela paz de sua expressão.

Michelangelo-Buonarroti1

Michelangelo disse em uma frase, que tinha a intenção de retratar uma “visão religiosa de abandono e o rosto sereno do Filho”.

 

A Pietà de Michelangelo

Michelangelo perdeu a mãe aos 5 anos (ele mencionou ter usado sua memória como um modelo para o rosto da Virgem), o artista conhecia muito bem o sentimento de uma grande perda e sobre como ficar em paz com ela.

A Pietà de Michelangelo

A arte tem o poder de fortalecer o espírito das pessoas e Michelangelo, sabia disso, pois ele conseguiu tranforsmar as dolorosas experiências da infância de forma construtiva em uma grande obra.

MARIOTTINI VIAGENS


Do coração de Florença para o mundo… explore, sonhe,descubra as maravilhas da Toscana e de toda Itália.

MARIOTTINI VIAGENS

Phone: +39 347-3423874
+55 1132802270
Mail: contato@mariottiniviagens.com

CNPJ 17.580.290/0001-92


Confira os certificados da Mariottini Viagens!

PARTNERS

© Copyright 2013 Mariottini Viagens - All Rights Reserved