12 mar · Paula · No Comments

A CALÚNIA DE APELES, DE SANDRO BOTTICELLI (1445 – 1510)

Para quem já se sentiu caluniado a tal ponto de preferir ficar calado a dizer qualquer coisa, tamanha mentira proferida a seu respeito ou contra você!

A Calúnia é uma obra de 1495 e foi feita para o banqueiro florentino,Antonio Segni, amigo de Leonardo da Vinci.


O quadro representa uma complexa alegoria inspirada no legendário pintor da antiguidade Apelles, o qual foi acusado de uma calúnia.

Para entender a alegoria, observe: à direita do espectador, o rei, o juiz mau está acompanhado pela Ignorância e pela Suspeita, suas conselheiras. Estas murmuram-lhe constantemente ao ouvido (ao pé de suas orelhas de burro) palavras venenosas… De olhos virados para o chão, ele nem vê o que se passa.

A calunia de Botticelli

Uma figura masculina com roupas de monge, representando a Inveja, vem perante ele de modo acusador, estendendo um braço muito comprido para o alcançar. Traz uma jovem moça (a Calúnia) pela mão.

A calunia de Botticelli

A Calúnia tem uma tocha acesa na mão como se viesse mostrar a luz. A Malícia e a Fraude são as suas companheiras e não param de a adornar com flores, os atributos da pureza, que entrançam nos cabelos da sua senhora, procurando disfarçá-la.

Apeles vem na figura de um homem inocente arrastado pela Calúnia que o agarra pelos cabelos, acusadora. Ele está despido e de mãos juntas, apelando a uma justiça divina, superior àquela terrível fantochada.?Atrás deles, a horrível figura do Remorso, vestida de negro com roupa pesada e andrajosa, olha sorrateiramente, por cima do ombro, para a Verdade.

Todos os outros ocultam a sua verdadeira natureza com muita roupa, alguns até evocando a pureza. Mas a Verdade aparece nua e linda, sem nada para esconder, apontando para cima, remetendo o inocente à justiça divina. Quem já foi caluniado assim, não o esquece jamais. O que mais me impressiona é a figura negra e trevosa do Remo

A calunia de Botticelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

MARIOTTINI VIAGENS


Do coração de Florença para o mundo… explore, sonhe,descubra as maravilhas da Toscana e de toda Itália.

MARIOTTINI VIAGENS

Phone: +39 347-3423874
+55 1132802270
Mail: contato@mariottiniviagens.com

CNPJ 17.580.290/0001-92


Confira os certificados da Mariottini Viagens!

PARTNERS

© Copyright 2013 Mariottini Viagens - All Rights Reserved